sexta-feira, 15 de junho de 2012

Atividades


Vamos começar a trabalhar o tema Meio Ambiente através do Projeto: Cuidar é legal, abrace essa idéia.
Teremos uma palestra os na qual irá abordar o tema Meio Ambiente.

Após a palestra:
Vamos socializar os pontos que foram tratados na palestra:


Texto explicativo em elipse: O que chamou atenção na palestra? Quais as conclusões do grupo? Existe a possibilidade de  sanar os problemas ambientais existentes? Como?
 





A sociedade consumista foi fundada a partir da revolução industrial.
A economia capitalista é um buraco sem fundo, quanto mais consumirmos, mais temos que consumir, pois toda a estrutura da economia capitalista é baseada no eterno “desenvolvimento sustentável”, contraditório por si só.
Evidente que esse comportamento não é natural, nós não nascemos consumistas doentios. E, esse consumo desenfreado, além de graves diferenças sociais, causa montanhas de lixo, que ainda não sabemos o que fazer com elas.
Para atender às chamadas “nossas necessidades”, as indústrias que não têm medidas, investem cada vez mais em tecnologia e muitas delas praticam os mais variados tipos de exploração: infantil, baixo salários, condições de trabalhos aviltantes, exploração e degradação dos animais. Com o aumento descontrolado do consumo, os recursos naturais vão se escasseando e como conseqüência acontece a total degradação ambiental.


Mas o que é o consumismo?

 
                        
Caixa de texto: Vamos ao trocar ideias com os colegas sobre  a questão?





Poderíamos dizer, de maneira simplista, que é tudo aquilo que você compra sem necessidade, só para atender apelos das propagandas, mostrar status.
Caixa de texto:            E o que é degradação ambiental?

É a mudança (destruição) do meio ambiente através das nossas atividades.A degradação atinge toda a biodiversidade, principalmente em áreas de alta densidade demográfica. E uma das principais responsáveis por essa degradação são as imensas montanhas de lixo provocadas pelo consumismo.
Existem outros fatores responsáveis pela degradação ambiental como, o crescimento da população, a falta de saneamento, os métodos usados na agricultura moderna, falta de esclarecimento e educação da maioria das pessoas.
Mudar nosso comportamento em relação ao consumo é fundamental e só através da Educação teremos alguma chance de salvar nossa casa, nosso planeta.
A decisão de proteger os ambientes naturais e controlar a poluição não está apenas nas mãos dos políticos e grandes industriais. Está sobretudo na rotina diária de cada cidadão comum do planeta.
Nos dias atuais, várias são as organizações que pensam numa sociedade ecologicamente correta.
 Mas sejamos objetivos: será que todas as empresas, entidades ou até mesmo órgãos públicos tomam atitudes que visam o bem estar e a preservação de nosso meio ambiente? Como os cidadãos estão agindo buscando a preservação?  


É hora de  colocar nossa conclusão.


O tema é polêmico e bastante vasto. A questão ambiental tem tomado, nos últimos anos, grande parte da grade de programação das redes de TV, uma vez que o aquecimento global se mostra cada vez mais presente no planeta. Os últimos relatórios dos encontros mundiais que discutem o meio ambiente são totalmente desfavoráveis, o que nos preocupa muito.
O Brasil, em especial, tem além deste grave problema, outros tantos, o que talvez atrapalhe um pouco os nossos governantes a se dedicarem mais ao meio ambiente. Nossa diversidade de fauna e flora está completamente ameaçada e nós, como sociedade civil organizada, devemos nos empenhar para equilibrarmos o meio em que vivemos. Ou será que vamos ter que pegar em armas para defender nossas águas e nossa Amazônia?
Sabemos que muitas atitudes podemos tomar, seguindo o lema: "Pense globalmente, aja localmente".

Por que é necessário pensar globalmente e agir localmente?


Vamos ler a frase:
Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou
no meu bairro acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões
que interferem na minha vida.”
                                                                 (Herbert de Souza, o Betinho)
 O que entenderam com esta frase?








Texto explicativo em elipse: Quem deseja explicar? Registre no quadro











O que vocês sabem sobre os problemas ambientais que têm sido debatidos na mídia que afetam o meio ambiente (televisão, jornais, internet) relativo a todos os recursos naturais em nosso planeta; qual foi a última notícia que ouviram nos noticiários, ou leram nos jornais, ou mesmo ouviram as pessoas comentando.


Texto explicativo em forma de nuvem: Pensem e podem colocar pra turma?




           




            A disponibilidade de água potável é uma fonte de preocupações mundiais, sendo considerada por especialistas em meio ambiente como o grande problema do próximo milênio. As justificativas são muitas, entre elas pode-se citar que, do total de água do mundo apenas 3% é água doce e só 0,03% do total se encontra em superfícies acessíveis. O consumo de água situa-se como uma das necessidades básicas do ser humano, crescendo em taxas superiores às suportadas pelo planeta a médio prazo. Em 1940, o consumo mundial era de 1 trelido de litros por ano. Em 1960, já estava em 2 trilhões, tendo subido para 4 trilhões em 1990. No ano 2000 era de 5 trilhões de litros de água por ano. O limite de 9 trilhões de litros, estimado por órgãos internacionais, será alcançado em 2015. Enquanto a demanda aumenta as disponibilidades diminuem, em face da contaminação e da poluição causados aos mananciais.
Estima-se que a escassez de água vai acentuar os danos ambientais nos próximos 15 anos, segundo um relatório internacional sobre a água divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente.
Hoje os países lutam por petróleo, não está longe o dia em que a água será devidamente reconhecida como o bem mais precioso da humanidade. A Terra possui 1,4 milhões de quilômetros cúbicos de água, mas apenas 2,5% desse total é doce. Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome só correspondem a 0,26% desse percentual. Daí a necessidade de preservação dos recursos hídricos. Em todo mundo, 10% da utilização da água vai para o abastecimento público, 23% para a indústria e 67% para a agricultura. A água doce utilizada pelo homem vem das represas, rios, lagos, açudes, reservas subterrâneas e em certos casos do mar (após um processo chamado dessalinização).
A água para o consumo é armazenada em reservatórios de distribuição e depois enviada para grandes tanques e caixas d'água de casas e edifícios. Após o uso, a água segue pela rede de captação de esgotos. Antes de voltar à natureza, ela deve ser novamente tratada, para evitar a contaminação de rios e reservatórios.
Saiba mais:



  Vamos utilizar a música de Guilherme Arantes “Planeta Água” como (pré) texto para uma discussão mais aprofundada sobre este tema que é muito relevante.
            Vamos observar utilizando os recursos de multimídia que temos em nossa escola (data show), para assistir o clip da música Planeta Água.
Este clipe  vocês podem encontrar  no seguinte endereço;

 

Depois de ouvir mais de uma vez,  vamos cantar  a música junto com o Guilherme Arantes.

 

Circular as palavras que não conhecem o significado. Enquanto vamos escutando a  música vamos em grupo pesquisar as palavras desconhecidas.

 

Planeta Água

Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)

Vocês sabem que o ser humano é o maior responsável pelos desequilíbrios ambientais. Quem deseja relatar que ações causam tais desequilíbrios?







Texto explicativo em elipse: Das ações colocadas pelo grupo quais que acontecem em nossa realidade?

Texto explicativo em elipse: Quais são as ações  que causam desequilíbrio?












No quadro abaixo registre suas  conclusões sobre o   desequilíbrio ecológico.










Se organizem em duplas e comecem a escrever uma pequena história sobre desequilíbrio ambiental e que, ao final da mesma, relatem uma solução ao problema encontrado. Sejam criativos!

Depois, transcrevam essa história escrita para uma história ilustrada em quadrinhos. Vamos fazer um painel com todas as histórias produzidas por vocês e expor na escola para que todos conheçam  o trabalho desenvolvido na turma.

Texto explicativo em forma de nuvem: Oba! Trabalho em Equipe 
      1 Equipe:
Montar no Power Point a letra da música com imagens que mostrem a realidade

2        Equipe:

Elaborar uma poesia com o tema trabalhado na música
3 Equipe

Montar um acróstico usando a frase:

TERRA! PLANETA ÁGUA e fazer a ilustração

Escrever um texto sobre: A água está presente em muitos momentos da nossa vida:

4 Equipe
Elaborar uma paródia que trata da preservação ambiental













Vamos apresentar os trabalhos de cada equipe

Texto explicativo em elipse: Cada grupo deverá apresentar o seu trabalho e os demais grupos podem questionar... complementar ... e registrar no seu caderno as suas conclusões... 







Agora vocês irão fazer uma pesquisa sobre o risco da escassez da água que  o mundo enfrenta. A pesquisa poderá ser realizada através dos sites abaixo ou outro que vocês escolheram.





Vocês sabem o que é uma expedição investigativa?
 Deixar que coloquem ... Explicar o que é uma expedição investigativa.


Texto explicativo em elipse: Expedição InvestigativaVamos fazer uma expedição investigativa para observarem as ruas e pátios  o que encontram jogados na natureza que pudesse ser reutilizado. Nesta expedição vamos recolher pequenos objetos que foram jogados no meio que poderiam ter sido colocados para a reciclagem.
Vocês sabem a importância e a necessidade do ser humano preservar o ambiente onde vivem. Podem perceber a importância e a necessidade do ser humano preservar do ambiente onde vivem.

 Como será que está  sendo tratado o ambiente que estamos observando? Como vocês estão vendo a conscientização e a importância de cada um tratar com respeito à natureza? O que perceberam na expedição investigativa?
Vamos para a sala de informática da escola para acessar diversos sites para conhecer os projetos que buscam a preservação Ambiental.
Após conhecer os projetos vamos fazer um grande circulo para  relatar  sobre os projetos que mais chamou atenção;

É HORA DE REGISTRAR!
 Registrem no caderno este relato para que posteriormente possa ser trabalhado em sala de aula;

Realizar uma pesquisa para conhecer os países mais poluidores do mundo.
            Localizem  os mesmos no mapa-mundi, pintar e organizar uma legenda;

     
Vamos colocar  a imaginação em ação
Criar um painel  utilizando o mapa-múndi

Montar o painel utilizando  a ampliação do mapa-múndi. Vamos nomear os continentes e oceanos. Crie  com o material que coletou (os lixos)  que encontraram no passeio na comunidade um cartaz que  chame atenção de todos para a questão ambiental.

           Vamos socializar realizando uma exposição através das ilustrações produzida pelos educandos, partindo de suas observações de paisagens na localidade. Assim:
           Vocês deverão observem em suas casas, nas ruas e/ou na vizinhança as paisagens ou situações que mostram que o homem precisa ter mais cuidado e respeito  pela natureza;
                 Após  a observação, cada aluno deverá fotografar ou desenhar a situação que presenciou;
         Escrevam um texto  que represente o desenho ou foto produzida, explicando a importância da situação para o meio ambiente. Caso tenha desenhado elabore a justificativa do mesmo para que os demais colegas entendam o trabalho.
        Fazer um paralelo sobre como  estamos observando os problemas ambientais e  como desejamos  que fosse a nossa comunidade onde cada cidadão se sentisse responsável pelo ambiente onde vive.
  Montar uma dramatização sobre   o papel de cada um na construção de um mundo melhor através do Projeto Cuidar é legal, abrace essa ideia. Nesta apresentação os alunos poderão fazer uso da música, dança e teatro

Texto explicativo em elipse: O que é o consumo consciente?


             Consumo consciente de embalagens é pensar no meio ambiente quando você está fazendo compras e avaliar se as embalagens que está levando para casa junto com os produtos que adquiriu são mesmo necessárias ou feitas de materiais ambientalmente amigáveis - material reciclado, feito de fontes renováveis, fáceis de reciclar ou que possibilitem sua reutilização.
Consumir embalagens de maneira consciente é evitar comprar produtos "superembalados" e, sempre que possível, dar preferência a bens não-embalados (como, por exemplo, alimentos frescos). É pegar um guardanapo do porta-guardanapo em lugar de aceitar um que venha dentro de um saquinho de plástico. É evitar embalagens demais, do tipo "caixinha-dentro-de-um-saquinho-dentro-da-sacola-dentro-do-sacolão", que geram uma quantidade enorme de lixo. É levar sua sacola retornável para diminuir seu consumo de sacolas plásticas e pedir que o empacotador utilize toda a capacidade da sacolinha - além de exigir que o lojista ofereça sacolas resistentes, dentro das especificações técnicas de qualidade. É também procurar comprar produtos em embalagens que tragam quantidades adequadas para sua família (por exemplo: se a sua família é grande, compre as bebidas nas embalagens maiores; se for pequena, evite as embalagens grandes e, conseqüentemente, o desperdício). É saber que há diversos produtos que vêm concentrados, contendo em apenas uma embalagem o equivalente a muitas delas do produto normal. É não comprar embalagens descartáveis de refrigerantes e bebidas quando houver a possibilidade de comprá-las em vasilhames retornáveis. É preferir produtos que ofereçam a opção de refil - e assim ajudar a economizar os recursos naturais na fabricação de novas embalagens.
A geração de resíduos cresce com o aumento do consumo - e as embalagens são o maior indicador desse crescimento. Quanto maior o consumo, maior a produção de embalagens. E embalagem é algo pelo que você paga, leva para casa e joga fora. O consumo consciente de embalagens é levar em conta que toda embalagem que vai de carona em nossas compras tem um impacto na natureza - seja na sua fabricação ou no seu descarte.
Olhe em volta dos produtos que você está comprando e pense: essa embalagem é a melhor alternativa para o meio ambiente? Procure saber mais sobre opções ambientalmente amigáveis e sobre consumo consciente! Pratique! Dê o exemplo! O planeta agradece! A escolha é sua; O planeta é nosso! Qual é o impacto das embalagens no meio ambiente?
Hoje, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Cerca de 80% das embalagens são descartadas após usadas apenas uma vez! Como nem todas seguem para reciclagem, este volume ajuda a superlotar os aterros e lixões, exigindo novas áreas para depositarmos o lixo que geramos. Isso quando os resíduos seguem mesmo para o depósito de lixo...
Recentemente, foi descoberta uma enorme quantidade de lixo boiando no meio do oceano Pacífico - uma área igual a dois Estados Unidos. Esse grande depósito de entulho se formou com o lixo jogado por barcos, plataformas petrolíferas e vindos dos continentes, sendo reunido devido às correntes marítimas. Acredita-se que lá exista algo em torno de 100 milhões de toneladas de detritos .Uma boa quantidade é composta de embalagens e sacolas plásticas. Estima-se que resíduos plásticos provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos (Fonte: Revista Istoé, edição 1997 - "A sopa de lixo no Pacífico").


No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por embalagens. São 25 mil toneladas de embalagens que vão parar, todos os dias, nos depósitos de lixo. Esse volume encheria mais de dois mil caminhões de lixo, que, colocados um atrás do outro, ocupariam quase 20 quilômetros de estrada. Ou seja, as embalagens, quando consumidas de maneira exagerada e descartadas de maneira regular ou irregular - em lugar de serem encaminhadas para reciclagem - contribuem e muito para o esgotamento de aterros e lixões, dificultam a degradação de outros resíduos, são ingeridos por animais causando sua morte, poluem a paisagem, causam problemas na rede elétrica (sacolas que se prendem em fios de alta tensão), e muitos outros tipos de impactos ambientais menos visíveis ao consumidor final (o aumento do consumo aumenta a demanda pela produção de embalagens, o que consome mais recursos naturais e gera mais resíduos).
Todo esse impacto poderia ser diminuído ou eliminado, basicamente, por meio da redução do consumo desnecessário e correta separação e destinação do lixo: compramos somente aquilo que é necessário, reutilizamos o que for possível e mandamos para reciclagem materiais recicláveis e para a compostagem os resíduos orgânicos.

Os 4R do consumo consciente
Repensar
Refletir sobre os seus atos de consumo, buscando que seu comportamento e atitudes de consumo contribuam para a construção de um mundo melhor.
Reduzir
Consumir apenas o necessário e evitar a geração de lixo é o mais importante. Recusar sacolas e sacos plásticos, evitar embalagens desnecessárias e uso de produtos descartáveis é um bom começo.
Reutilizar
Aumentar a vida útil dos produtos e materiais também evita a geração de lixo. Escolher produtos com maior durabilidade e evitar o desperdício de recursos, por exemplo, usando os dois lados do papel, vale a pena.
Reciclar
Não misturar os materiais recicláveis (papéis limpos, vidros, plásticos, metais) com o lixo comum e encaminhá-los para reciclagem é fundamental. Apóie programas de coleta seletiva e cooperativas de catadores.
1)     Assista ao vídeo clicando o link:
Vá ao blog  e faça as atividades do  Hot Potatoes





A quantidade de lixo que criamos é sempre crescente por que:
  • - O Aumento da riqueza significa que as pessoas estão comprando mais produtos e também a criação de mais resíduos.
  • - O Aumento da população significa que há mais pessoas no planeta para criar resíduos.
  • - Novas embalagens e produtos tecnológicos estão sendo desenvolvida, grande parte destes produtos contêm materiais que não são biodegradáveis.
  • - Alterações no estilo de vida, como comer fast food, significa que nós criamos resíduos adicionais que não é biodegradável.
Por todas essas razões, a reciclagem é muito importante
Vocês sabiam que:
Aprender a reciclar materiais faz parte da educação da criança e do adolescente. Atualmente muito se tem falado em reciclagem de materiais e preservação do meio ambiente, por isso é importante que pais e educadores conversem com as crianças e as orientem em como proceder com a reciclagem do lixo caseiro. E como sempre dizemos é em casa que se dá educação e bons exemplos,  por isso os pais devem começar a ter atitudes ecologicamente corretas para dar bons exemplos aos filhos.
Hoje em dia já é possível encontrar contentores de lixos caseiros onde é possível separar os lixos recicláveis de uma forma eficaz facilitando assim não só a vida da mamãe, mas também facilitando  o ensinar aos filhos como separar tudo direitinho para que o lixo possa realmente ser reciclado.
Há alguns produtos que não podem ser reciclados e alguns que devem receber tratamento especial antes de ser jogado fora. A separação do lixo em sua casa e depois a colocação no contentor correto,  permite a reciclagem destes materiais que passarão por uma triagem  para identificação do que poderá ser reciclado, beneficiando assim o meio ambiente.

Materiais que não são recicláveis:

- Espelhos;
- Fitas adesivas, esparadrapos, e etiquetas adesivas;
- Material acrílico;
- Lâmpadas fluorescentes;
- Papéis plastificados;
- Papéis metalizados como embalagens de bolacha;
- Papéis carbono;
- Papel higiênico ou sujos de óleo;
- Fotografias;

Como preparar os materiais:

- Vidros: Lave-os bem e retire as tampas.
- Plásticos: Retire com água qualquer para evitar que os residuos possam dificultar a separação e o aproveitamento do material.
- Metais: Latinhas de refrigerantes e cervejas devem ser amassados para facilitar o armazenamento e o transporte dos materiais.
- Papéis: Não necessitam de nenhum procedimento.

Vocês já conhecem o que é a Pegada Ecológica.
                  A pegada ecológica é uma ferramenta de contabilidade dos recursos que mede quanta natureza temos, quanta usamos, e quem usa o quê. Tal como num extrato bancário, a pegada pode determinar se estamos vivendo dentro do nosso orçamento ecológico ou se estamos consumindo os recursos da natureza mais rapidamente do que o planeta pode renová-los (AMEND etal., 2010). A pegada ecológica Representa a quantidade de hectares necessários para sustentar a vida de cada pessoa no mundo, isto é, quantos hectares uma pessoa necessita para produzir o que consome por ano (CERVI e CARVALHO, 2007). Cada hectare tem 10.000 metros quadrados, e quando tratamos de pegada ecológica, chamamos de hectare global (gha).

1-Questões para ser discutidas:
- Você sabia que nossa caminhada nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”?
- Que marcas queremos deixar no Planeta? ...
- Como diminuir sua pegada e mobilizar mais pessoas?
- Você sabia que essas pegadas dizem muito sobre quem somos?
- Qual o tamanho de sua pegada?
- Qual a relação entre o seu cotidiano e o meio ambiente? Você já parou para pensar?
- O que tem isso a ver com a minha própria vida?
2- Sugerir que seus alunos façam o teste da Pegada Ecológica, encontrado em diversos locais, como no site do WWF ou na Revista Ecológica.
3- Solicitar após o teste que coloquem sobre os resultados na turma.
4-Discutir sobre o nosso estilo de vida e seu impacto no planeta.
5- Proponha que os alunos calculem a pegada ecológica individual.
6- Apresente  a pegada de diferentes países. Utilizar vários tamanhos de pés para representar as diferenças de Pegada global. Pegadas per capita de cinco países representado aqueles com maior consumo de recursos e aqueles com o mínimo são apresentadas a seguir.
 Os Países são Emirados Árabes Unidos, E.U.A., Alemanha, Brasil e Haiti. As pegadas destes países são, respectivamente, 11; 8; 5; 2,4 e 0,4 ha por habitante

7- Localizar estes países no mapa-múndi
Entre no site e conheça melhor vocês poderão calcular a sua pegada
http://www.pegadaecologica.org.br/


Vamos demonstrar o conhecimento construído através da elaboração de um mapa conceitual. Este trabalho será desenvolvido em pequenos grupos onde cada  um dos grupos possa após a realização dos trabalhos apresentar  para os demais. 
Vamos fazer uma exposição na  escola sobre tudo o que foi trabalhado em nosso projeto


Este trabalho está postado no seguinte endereço

            http://educacaoentreijuis.blogspot.com.br













Bibliografia

FRARE, José Luiz. A vida pede uma chance. In: Revista Nova Escola. (55) p.10-17, São Paulo: 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
GUATTARI, F., 1990. As Três Ecologias. Campinas: Papirus Editora.
MEC. A IMPLANTAÇAO DA EDUCAÇAO AMBIENTAL NO BRASIL,1998.Brasília, 137p.
IBAMA. Educação para um Futuro Sustentável - uma visão transdisciplinar para uma ação compartilhada. Brasília, IBAMA & UNESCO, 1999, 118p.
MEYER, M. A. A. Educação Ambiental: uma proposta pedagógica. IN: Em Aberto (49) p. 41 - 45, Jan./Mar. 1991.
TANNER, R. T. Educação Ambiental. Traducão SCHLESINGER, G. São Paulo: SUMUS E EDUSP, 1978.

www.clicarvore.com.br/                     


www.wwf.org.br/                                     










sexta-feira, 11 de maio de 2012

Escolas de Entre-Ijuís realizam culminância dos Projetos que buscam Erradicação do Trabalho Infantil


As  Escolas Municipais de Entre-Ijuís estão desenvolvendo desde o mês de março o projeto MPT nas Escolas – Combate ao Trabalho Infantil.
Cada educandário realizou seu projeto institucional com a participação dos professores, alunos,  pais e comunidade de acordo com sua realidade.  Foram inúmeros trabalhos desenvolvidos nas diferentes escolas.
Ainda no mês de maio acontecerá  em cada escola a Culminância   conforme o calendário abaixo.
            Dia 25 de maio,  às 14 horas,  Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Antunes de Almeida.
            Dia 29 de maio, às 9 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo.
            Dia 30 de maio, às 9 horas,  Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Antônia  
            Dia  31 de maio  na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Cortez.
             Já a culminância regional será no dia 12 de  junho, no Teatro Antônio Sepp. Uma turma de cada escola irá participar.
Na reunião de planejamento com coordenadores e professores ficou decidido que neste ano, a  escola encarregada para representar com um número artístico o município de Entre-Ijuís,  será a Escola Municipal São Paulo  da Esquina Gaúcha.
           

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Antônia Uggeri Pizetta



 ”As marcas, os sinais e as  histórias são diferentes mas, a igualdade está no direito a vida,ao lazer,ao estudo,ao esporte,a saúde ,a alimentação ao carinho e a paz”.

Com este cartaz observamos que as linhas das mãos são específicas para cada aluno, mas cada uma escrevem coisas bonitas da vida como, por exemplo, o proprio nome expresso no cartaz, que revela o direito de estudar e se identificar como pessoa que agora faz parte do PETI.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pense nisso!

CRIANÇA MERECE BRINQUEDOS DE VERDADE

Utilizando a charge na Educação

A charge abaixo mostra que ainda hoje muitas crianças no mundo todo deixam as escolas para terem que trabalhar pra ajudar a família. Que futuro estará reservado para elas? Qual é o nosso papel para  amenizar este problema em nossa sociedade?

Charge sobre o Trabalho Infantil


Utilizando a charge na Educação


A charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge não precisa ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores. (WIKIPÉDIA)
 Ao se trabalhar o tema Trabalho Infantil podemos utilizar este importante recurso na Educação. 

 











Utilizando a charge na Educação


A Música também pode ser usada para trabalhar o tema Trabalho Infantil


Pepe Moreno

 Esta música foi sugestão da professora Janete Maria Podgoski Klaic da  Escola Municipal São Paulo  a qual esta  desenvolvendo inúmeras  atividades visando combater a exploração do trabalho infantil. A letra foi trabalhada em sala de aula, dramatizada e  apresentada  na Comunidade Escolar.

Menino de Rua
Pepe Moreno
Alô!
Alô Pepe moreno
Que qui cê que moço?
Eu quero cantar uma musica pra você!
Cê tem uma musica pra mim, é?
Ce deixa eu cantar pra você?
Deixo, eu tô com o teclado ligado
Eu vou soltar a batida e você canta vai
Ta legal, ta legal, escuta ai bele?!
Ao tempo hein, ta ouvindo ai?
Ta legal
Quando eu mandar você canta. Cê canta, ta?
Um, dois, três vai canta.
To ligando pra você de um orelhão aqui da rua
Pra pedir para o senhor que me tire da rua
Você tem muito valor Pepe Moreno, por favor
Conto com ajuda sua
Ce ta me ouvindo, Pepe Moreno?
Num desliga não!
Não, canta, vai, ta legal, vai!
Foi no centro de São Paulo
Me perdi do meu irmão
Eu só tenho 9 anos
Quero encontrar minha mãe
Perdi tudo que eu tinha
Sou catador de latinha
Ferro velho e papelão
Pepe Moreno, cê ta gostando?
Você vai me ajudar?
Pode cantar, eu to gostando vai!
Quando eu ando pelas ruas os carros me jogam lama
Bate em minha carrocinha todo mundo só reclama
Ninguém que ser meu amigo vivo correndo perigo
Sinto que ninguém me ama
Garotinho lindo oh, eu to gravando ta?
Me da uma força, me tira da rua Pepé Moreno
Canta pra mim, vai, eu to ouvindo, canta!
Minha vida é desse jeito não escondo de ninguém
A tristeza no meu peito machuca e fere também
Meus olhos choram fumaça durmo no banco da praça
Enquanto o guarda não vem
Oh Pepe Moreno! me ajuda!
E rapaz, num chora não, moço
Oh a sua musica é muito bonita, viu?
Tenho fé na mãe de DEUS
Toda noite eu peço a ela
Pra mudar o meu destino
Me dar outra vida bela
A de volta a sorrir
Me leve embora daqui
Em nome do filho dela
Tenha fé em DEUS que você vai encontrar
A sua mãe e seu pai to rezando por você
Vou lhe ajudar
Você vai me ajudar?
Venha logo me buscar me faça esse favor
Sou um garoto de rua sei que não tenho valor
Se você me ajudar eu prometo estudar
E um dia ser doutor
Se você me ajudar eu prometo estudar
E um dia ser doutor
Vou te ajudar olha
Como é teu nome?
Alô, alô menino menino.

Números de trabalhadores com idade entre 5 e 17 anos


TRABALHO INFANTIL


Escola Zeferino Antunes de Almeida


A Escola Zeferino Antunes de Almeida está  desenvolvendo o Projeto: Combate ao Trabalho Infantil. Este projeto esta sendo desenvolvido com a turma da oitava série e também algumas turmas  das séries iniciais.
Este projeto  na escola está sendo coordenada pela professora  Teresinha Rosane Saragoso  Andreola, com a participação das professoras Lilian Maria Diel de Mello e Zaíra Maria Soares Vargas.

Exploração Infantil ( ritmo happy)

Agora eu vou falar
Da exploração infantil
Pois ela é conhecida
Em todo o  Brasil.

As nossas autoridades
Quero chamar atenção
Proteger mais as crianças
De toda a nossa nação.

A gente vê nos jornais
Também na televisão
Crianças sendo exploradas
Que me dói no coração.

Uma criança feliz
Correndo, jogando bola
Pra  uma boa educação
Tem que freqüentar a escola.

Agora encerrando
Eu vou falar pra vocês
A exploração infantil
Tem que acabar de vez. 

Em  visita a escola percebemos  a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos professores buscando  a contextualização do tema trabalhado. 
Parabenizamos  a todos os envolvidos pelos belos trabalhos realizados. 
 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Com a poesia podemos trabalhar a temática


POEMA CONTRA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL





Menino, mas não criança
De sonhos já derrotado
À escravidão condenado
Olhos vazios de esperança

Fructus ventris da miséria
Vendido a troco de um pão
Não é gente é só matéria
É vergonha, é exploração

Não sabe o que é um brinquedo
Nem o que é instrução
No peito carrega o medo
No lugar do coração

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
Poema dedicado às crianças vítimas de exploração infantil

http://otrioantenado.blogspot.com.br