Vamos começar a trabalhar o tema Meio Ambiente
através do Projeto: Cuidar é legal,
abrace essa idéia.
Teremos uma palestra
os na qual irá abordar o tema Meio Ambiente.
Após a palestra:
Vamos
socializar os pontos que foram tratados na palestra:
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A sociedade consumista foi fundada a
partir da revolução industrial.
A economia capitalista é um buraco sem fundo, quanto mais consumirmos, mais temos que consumir, pois toda a estrutura da economia capitalista é baseada no eterno “desenvolvimento sustentável”, contraditório por si só.
A economia capitalista é um buraco sem fundo, quanto mais consumirmos, mais temos que consumir, pois toda a estrutura da economia capitalista é baseada no eterno “desenvolvimento sustentável”, contraditório por si só.
Evidente que esse comportamento não é
natural, nós não nascemos consumistas doentios. E, esse consumo desenfreado,
além de graves diferenças sociais, causa montanhas de lixo, que ainda não
sabemos o que fazer com elas.
Para atender às chamadas “nossas
necessidades”, as indústrias que não têm medidas, investem cada vez mais em
tecnologia e muitas delas praticam os mais variados tipos de exploração:
infantil, baixo salários, condições de trabalhos aviltantes, exploração e degradação
dos animais. Com o aumento descontrolado do consumo, os recursos naturais vão
se escasseando e como conseqüência acontece a total degradação ambiental.
Mas o que é o consumismo?
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Poderíamos dizer, de maneira simplista,
que é tudo aquilo que você compra sem necessidade, só para atender apelos das
propagandas, mostrar status.


É a mudança (destruição) do meio ambiente
através das nossas atividades.A degradação atinge toda a biodiversidade,
principalmente em áreas de alta densidade demográfica. E uma das principais
responsáveis por essa degradação são as imensas montanhas de lixo provocadas
pelo consumismo.
Existem outros fatores responsáveis pela
degradação ambiental como, o crescimento da população, a falta de saneamento,
os métodos usados na agricultura moderna, falta de esclarecimento e educação da
maioria das pessoas.
Mudar nosso comportamento em relação ao
consumo é fundamental e só através da Educação teremos alguma chance de salvar
nossa casa, nosso planeta.
A decisão de proteger
os ambientes naturais e controlar a poluição não está apenas nas mãos dos
políticos e grandes industriais. Está sobretudo na rotina diária de cada
cidadão comum do planeta.
Nos dias atuais, várias são as organizações que
pensam numa sociedade ecologicamente correta.
Mas sejamos
objetivos: será que todas as empresas, entidades ou até mesmo órgãos públicos
tomam atitudes que visam o bem estar e a preservação de nosso meio ambiente? Como
os cidadãos estão agindo buscando a preservação?
É hora
de colocar nossa conclusão.

O tema é polêmico e bastante vasto. A questão
ambiental tem tomado, nos últimos anos, grande parte da grade de programação
das redes de TV, uma vez que o aquecimento global se mostra cada vez mais
presente no planeta. Os últimos relatórios dos encontros mundiais que discutem
o meio ambiente são totalmente desfavoráveis, o que nos preocupa muito.
O Brasil, em especial, tem além deste grave problema,
outros tantos, o que talvez atrapalhe um pouco os nossos governantes a se
dedicarem mais ao meio ambiente. Nossa diversidade de fauna e flora está
completamente ameaçada e nós, como sociedade civil organizada, devemos nos
empenhar para equilibrarmos o meio em que vivemos. Ou será que vamos ter que
pegar em armas para defender nossas águas e nossa Amazônia?
Sabemos que muitas
atitudes podemos tomar, seguindo o lema: "Pense
globalmente, aja localmente".

Vamos ler a frase:
Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na
minha cidade ou
no meu bairro acontece comigo. Então eu preciso
participar das decisões
que interferem na minha vida.”
(Herbert
de Souza, o Betinho)
O que
entenderam com esta frase?
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O que vocês sabem sobre os problemas ambientais que
têm sido debatidos na mídia que afetam o meio ambiente (televisão, jornais,
internet) relativo a todos os recursos naturais em nosso planeta; qual foi a
última notícia que ouviram nos noticiários, ou leram nos jornais, ou mesmo
ouviram as pessoas comentando.
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A disponibilidade de água potável é
uma fonte de preocupações mundiais, sendo considerada por especialistas em meio
ambiente como o grande problema do próximo milênio. As justificativas são
muitas, entre elas pode-se citar que, do total de água do mundo apenas 3% é
água doce e só 0,03% do total se encontra em superfícies acessíveis. O consumo
de água situa-se como uma das necessidades básicas do ser humano, crescendo em
taxas superiores às suportadas pelo planeta a médio prazo. Em 1940, o consumo
mundial era de 1 trelido de litros por ano. Em 1960, já estava em 2 trilhões,
tendo subido para 4 trilhões em 1990. No ano 2000 era de 5 trilhões de litros
de água por ano. O limite de 9 trilhões de litros, estimado por órgãos
internacionais, será alcançado em 2015. Enquanto a demanda aumenta as
disponibilidades diminuem, em face da contaminação e da poluição causados aos
mananciais.
Estima-se que a escassez de água vai acentuar os
danos ambientais nos próximos 15 anos, segundo um relatório internacional sobre
a água divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente.
Hoje os países lutam por petróleo, não está longe o
dia em que a água será devidamente reconhecida como o bem mais precioso da
humanidade. A Terra possui 1,4 milhões de quilômetros cúbicos de água, mas
apenas 2,5% desse total é doce. Os rios, lagos e reservatórios de onde a
humanidade retira o que consome só correspondem a 0,26% desse percentual. Daí a
necessidade de preservação dos recursos hídricos. Em todo mundo, 10% da
utilização da água vai para o abastecimento público, 23% para a indústria e 67%
para a agricultura. A água doce utilizada pelo homem vem das represas, rios,
lagos, açudes, reservas subterrâneas e em certos casos do mar (após um processo
chamado dessalinização).
A água para o consumo é armazenada em reservatórios
de distribuição e depois enviada para grandes tanques e caixas d'água de casas
e edifícios. Após o uso, a água segue pela rede de captação de esgotos. Antes
de voltar à natureza, ela deve ser novamente tratada, para evitar a
contaminação de rios e reservatórios.

Vamos
utilizar a música de Guilherme Arantes “Planeta Água” como (pré) texto para uma
discussão mais aprofundada sobre este tema que é muito relevante.
Vamos
observar utilizando os recursos de multimídia que temos em nossa escola (data
show), para assistir o clip da música Planeta Água.
Este
clipe vocês podem encontrar no seguinte endereço;
Depois de ouvir mais de uma vez, vamos cantar a música junto com o Guilherme Arantes.
Circular as palavras que não conhecem o significado. Enquanto vamos escutando a música vamos em grupo pesquisar as palavras desconhecidas.
Planeta Água
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonteSerena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)
Vocês
sabem que o ser humano é o maior responsável pelos desequilíbrios ambientais. Quem
deseja relatar que ações causam tais desequilíbrios?
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No
quadro abaixo registre suas conclusões
sobre o desequilíbrio ecológico.
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Se organizem em duplas e comecem a escrever uma
pequena história sobre desequilíbrio ambiental e que, ao final da mesma,
relatem uma solução ao problema encontrado. Sejam criativos!
Depois, transcrevam essa história escrita para uma
história ilustrada em
quadrinhos. Vamos fazer um painel com todas as histórias
produzidas por vocês e expor na escola para que todos conheçam o trabalho desenvolvido na turma.


1 Equipe:
Montar no Power Point a
letra da música com imagens que mostrem a realidade
2
Equipe:
Elaborar uma poesia com o
tema trabalhado na música
3 Equipe
Montar um acróstico usando a
frase:
TERRA! PLANETA ÁGUA e fazer
a ilustração
Escrever um texto sobre:
A água está presente em muitos momentos da nossa vida:
4 Equipe
Elaborar
uma paródia que trata da preservação ambiental
Vamos apresentar os trabalhos de cada
equipe



Vocês sabem o que é uma
expedição investigativa?
Deixar que coloquem ... Explicar o que é uma
expedição investigativa.


Vocês sabem a importância e a necessidade
do ser humano preservar o ambiente onde vivem. Podem perceber a importância e a
necessidade do ser humano preservar do ambiente onde vivem.
Como
será que está sendo tratado o ambiente
que estamos observando? Como vocês estão vendo a conscientização e a
importância de cada um tratar com respeito à natureza? O que perceberam na
expedição investigativa?

Vamos
para a sala de informática da escola para acessar diversos sites para conhecer
os projetos que buscam a preservação Ambiental.
Após
conhecer os projetos vamos fazer um grande circulo para relatar sobre os projetos que mais chamou atenção;

Registrem no caderno este relato para que
posteriormente possa ser trabalhado em sala de aula;
Realizar
uma pesquisa para conhecer os países mais poluidores do mundo.
Localizem os mesmos no mapa-mundi, pintar e organizar
uma legenda;

Criar um painel utilizando o mapa-múndi
Montar
o painel utilizando a ampliação do
mapa-múndi. Vamos nomear os continentes e oceanos. Crie com o material que coletou (os lixos) que encontraram no passeio na comunidade um
cartaz que chame atenção de todos para a
questão ambiental.
Vamos socializar realizando uma exposição
através das ilustrações produzida pelos educandos, partindo de suas observações
de paisagens na localidade. Assim:
Vocês
deverão observem em suas
casas, nas ruas e/ou na vizinhança as paisagens ou situações que mostram que o
homem precisa ter mais cuidado e respeito
pela natureza;
Após
a observação, cada aluno deverá fotografar ou desenhar a situação que
presenciou;
Escrevam um texto que represente o desenho ou foto produzida,
explicando a importância da situação para o meio ambiente. Caso tenha desenhado
elabore a justificativa do mesmo para que os demais colegas entendam o
trabalho.
Fazer um paralelo sobre como estamos observando os problemas ambientais
e como desejamos que fosse a nossa comunidade onde cada
cidadão se sentisse responsável pelo ambiente onde vive.
Montar uma dramatização sobre o
papel de cada um na construção de um mundo
melhor através do Projeto Cuidar é legal, abrace essa ideia. Nesta apresentação os alunos poderão fazer uso da
música, dança e teatro


Consumo consciente de embalagens é pensar no meio ambiente quando você está fazendo compras e avaliar se as embalagens que está levando para casa junto com os produtos que adquiriu são mesmo necessárias ou feitas de materiais ambientalmente amigáveis - material reciclado, feito de fontes renováveis, fáceis de reciclar ou que possibilitem sua reutilização.
Consumir
embalagens de maneira consciente é evitar comprar produtos
"superembalados" e, sempre que possível, dar preferência a bens
não-embalados (como, por exemplo, alimentos frescos). É pegar um guardanapo do
porta-guardanapo em lugar de aceitar um que venha dentro de um saquinho de
plástico. É evitar embalagens demais, do tipo
"caixinha-dentro-de-um-saquinho-dentro-da-sacola-dentro-do-sacolão",
que geram uma quantidade enorme de lixo. É levar sua sacola retornável para
diminuir seu consumo de sacolas plásticas e pedir que o empacotador utilize
toda a capacidade da sacolinha - além de exigir que o lojista ofereça sacolas
resistentes, dentro das especificações técnicas de qualidade. É também
procurar comprar produtos em embalagens que tragam quantidades adequadas para
sua família (por exemplo: se a sua família é grande, compre as bebidas nas
embalagens maiores; se for pequena, evite as embalagens grandes e,
conseqüentemente, o desperdício). É saber que há diversos produtos que vêm
concentrados, contendo em apenas uma embalagem o equivalente a muitas delas do
produto normal. É não comprar embalagens descartáveis de refrigerantes e
bebidas quando houver a possibilidade de comprá-las em vasilhames retornáveis.
É preferir produtos que ofereçam a opção de refil - e assim ajudar a economizar
os recursos naturais na fabricação de novas embalagens.
A
geração de resíduos cresce com o aumento do consumo - e as embalagens são o
maior indicador desse crescimento. Quanto maior o consumo, maior a produção de
embalagens. E embalagem é algo pelo que você paga, leva para casa e joga fora.
O consumo consciente de embalagens é levar em conta que toda embalagem que vai
de carona em nossas compras tem um impacto na natureza - seja na sua fabricação
ou no seu descarte.
Olhe em volta dos produtos que você está comprando e pense: essa embalagem é a melhor alternativa para o meio ambiente? Procure saber mais sobre opções ambientalmente amigáveis e sobre consumo consciente! Pratique! Dê o exemplo! O planeta agradece! A escolha é sua; O planeta é nosso! Qual é o impacto das embalagens no meio ambiente?
Olhe em volta dos produtos que você está comprando e pense: essa embalagem é a melhor alternativa para o meio ambiente? Procure saber mais sobre opções ambientalmente amigáveis e sobre consumo consciente! Pratique! Dê o exemplo! O planeta agradece! A escolha é sua; O planeta é nosso! Qual é o impacto das embalagens no meio ambiente?
Hoje, um
terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Cerca de 80% das embalagens
são descartadas após usadas apenas uma vez! Como nem todas seguem para
reciclagem, este volume ajuda a superlotar os aterros e lixões, exigindo novas
áreas para depositarmos o lixo que geramos. Isso quando os resíduos seguem
mesmo para o depósito de lixo...
Recentemente, foi descoberta uma enorme quantidade de lixo boiando no meio do oceano Pacífico - uma área igual a dois Estados Unidos. Esse grande depósito de entulho se formou com o lixo jogado por barcos, plataformas petrolíferas e vindos dos continentes, sendo reunido devido às correntes marítimas. Acredita-se que lá exista algo em torno de 100 milhões de toneladas de detritos .Uma boa quantidade é composta de embalagens e sacolas plásticas. Estima-se que resíduos plásticos provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos (Fonte: Revista Istoé, edição 1997 - "A sopa de lixo no Pacífico").
Recentemente, foi descoberta uma enorme quantidade de lixo boiando no meio do oceano Pacífico - uma área igual a dois Estados Unidos. Esse grande depósito de entulho se formou com o lixo jogado por barcos, plataformas petrolíferas e vindos dos continentes, sendo reunido devido às correntes marítimas. Acredita-se que lá exista algo em torno de 100 milhões de toneladas de detritos .Uma boa quantidade é composta de embalagens e sacolas plásticas. Estima-se que resíduos plásticos provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos (Fonte: Revista Istoé, edição 1997 - "A sopa de lixo no Pacífico").
No
Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por embalagens. São 25 mil
toneladas de embalagens que vão parar, todos os dias, nos depósitos de lixo.
Esse volume encheria mais de dois mil caminhões de lixo, que, colocados um
atrás do outro, ocupariam quase 20 quilômetros de estrada. Ou seja,
as embalagens, quando consumidas de maneira exagerada e descartadas de maneira
regular ou irregular - em lugar de serem encaminhadas para reciclagem -
contribuem e muito para o esgotamento de aterros e lixões, dificultam a degradação
de outros resíduos, são ingeridos por animais causando sua morte, poluem a
paisagem, causam problemas na rede elétrica (sacolas que se prendem em fios de
alta tensão), e muitos outros tipos de impactos ambientais menos visíveis ao
consumidor final (o aumento do consumo aumenta a demanda pela produção de
embalagens, o que consome mais recursos naturais e gera mais resíduos).
Todo
esse impacto poderia ser diminuído ou eliminado, basicamente, por meio da
redução do consumo desnecessário e correta separação e destinação do lixo:
compramos somente aquilo que é necessário, reutilizamos o que for possível e
mandamos para reciclagem materiais recicláveis e para a compostagem os resíduos
orgânicos.
Os 4R
do consumo consciente
Repensar
Refletir
sobre os seus atos de consumo, buscando que seu comportamento e atitudes de
consumo contribuam para a construção de um mundo melhor.
Reduzir
Consumir
apenas o necessário e evitar a geração de lixo é o mais importante. Recusar
sacolas e sacos plásticos, evitar embalagens desnecessárias e uso de produtos
descartáveis é um bom começo.
Reutilizar
Aumentar
a vida útil dos produtos e materiais também evita a geração de lixo. Escolher
produtos com maior durabilidade e evitar o desperdício de recursos, por
exemplo, usando os dois lados do papel, vale a pena.
Reciclar
Não misturar os
materiais recicláveis (papéis limpos, vidros, plásticos, metais) com o lixo
comum e encaminhá-los para reciclagem é fundamental. Apóie programas de coleta
seletiva e cooperativas de catadores.
1) Assista ao vídeo clicando o link:
Vá ao blog e faça as
atividades do Hot Potatoes

- - O Aumento da riqueza significa que as pessoas estão comprando mais produtos e também a criação de mais resíduos.
- - O Aumento da população significa que há mais pessoas no planeta para criar resíduos.
- - Novas embalagens e produtos tecnológicos estão sendo desenvolvida, grande parte destes produtos contêm materiais que não são biodegradáveis.
- - Alterações no estilo de vida, como comer fast food, significa que nós criamos resíduos adicionais que não é biodegradável.
Vocês sabiam que:
Aprender a reciclar materiais faz parte da educação da criança e do adolescente.
Atualmente muito se tem falado em reciclagem de
materiais e preservação do meio ambiente, por isso é importante que pais e
educadores conversem com as crianças e as orientem em como proceder com a
reciclagem do lixo caseiro. E como sempre dizemos é em casa que se dá educação
e bons exemplos, por isso os pais devem começar a ter atitudes
ecologicamente corretas para dar bons exemplos aos filhos.
Hoje
em dia já é possível encontrar contentores de lixos caseiros onde é possível
separar os lixos recicláveis de uma forma eficaz facilitando assim não só a
vida da mamãe, mas também facilitando o ensinar aos filhos como separar
tudo direitinho para que o lixo possa realmente ser reciclado.
Há
alguns produtos que não podem ser reciclados e alguns que devem receber
tratamento especial antes de ser jogado fora. A separação do lixo em sua casa e
depois a colocação no contentor correto, permite a reciclagem destes
materiais que passarão por uma triagem para identificação do que poderá
ser reciclado, beneficiando assim o meio ambiente.

Materiais que não são recicláveis:
- Espelhos;- Fitas adesivas, esparadrapos, e etiquetas adesivas;
- Material acrílico;
- Lâmpadas fluorescentes;
- Papéis plastificados;
- Papéis metalizados como embalagens de bolacha;
- Papéis carbono;
- Papel higiênico ou sujos de óleo;
- Fotografias;
Como preparar os materiais:
- Vidros: Lave-os bem e retire as tampas.- Plásticos: Retire com água qualquer para evitar que os residuos possam dificultar a separação e o aproveitamento do material.
- Metais: Latinhas de refrigerantes e cervejas devem ser amassados para facilitar o armazenamento e o transporte dos materiais.
- Papéis: Não necessitam de nenhum procedimento.
Vocês já conhecem o que é
a Pegada Ecológica.
A pegada ecológica é uma ferramenta de
contabilidade dos recursos que mede quanta natureza temos, quanta usamos, e
quem usa o quê. Tal como num extrato bancário, a pegada pode determinar se
estamos vivendo dentro do nosso orçamento ecológico ou se estamos consumindo os
recursos da natureza mais rapidamente do que o planeta pode renová-los (AMEND etal.,
2010). A pegada ecológica Representa a quantidade de hectares necessários para
sustentar a vida de cada pessoa no mundo, isto é, quantos hectares uma pessoa
necessita para produzir o que consome por ano (CERVI e CARVALHO, 2007). Cada
hectare tem 10.000
metros quadrados, e quando tratamos de pegada ecológica,
chamamos de hectare global (gha).
1-Questões
para ser discutidas:
- Você sabia que nossa caminhada nossa caminhada pela
Terra deixa “rastros”, “pegadas”?
- Que marcas
queremos deixar no Planeta? ...
- Como
diminuir sua pegada e mobilizar mais pessoas?
- Você sabia que essas pegadas dizem muito sobre quem
somos?
-
Qual o tamanho de sua pegada?
-
Qual a relação entre o seu cotidiano e o meio ambiente? Você já parou para
pensar?
- O
que tem isso a ver com a minha própria vida?
2- Sugerir que seus alunos
façam o teste da Pegada Ecológica, encontrado em diversos locais, como no site
do WWF ou na Revista Ecológica.
3- Solicitar após o teste que
coloquem sobre os resultados na turma.
4-Discutir sobre o nosso
estilo de vida e seu impacto no planeta.
5- Proponha que os alunos
calculem a pegada ecológica individual.
6- Apresente a pegada de diferentes países. Utilizar
vários tamanhos de pés para representar as diferenças de Pegada global. Pegadas
per capita de cinco países representado aqueles com maior consumo de recursos e
aqueles com o mínimo são apresentadas a seguir.
Os Países são Emirados Árabes Unidos, E.U.A.,
Alemanha, Brasil e Haiti. As pegadas destes países são, respectivamente, 11; 8;
5; 2,4 e 0,4 ha
por habitante

7- Localizar estes países no
mapa-múndi
Entre no site e conheça melhor vocês
poderão calcular a sua pegada
http://www.pegadaecologica.org.br/
Vamos demonstrar o
conhecimento construído através da elaboração de um mapa conceitual. Este
trabalho será desenvolvido em pequenos grupos onde cada um dos grupos possa após a realização dos
trabalhos apresentar para os
demais.
Vamos fazer uma
exposição na escola sobre tudo o que foi
trabalhado em nosso projeto
Este trabalho está postado
no seguinte endereço
http://educacaoentreijuis.blogspot.com.br
Bibliografia
FRARE, José Luiz. A vida
pede uma chance. In: Revista Nova Escola. (55) p.10-17, São Paulo: 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia
da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
GUATTARI, F., 1990. As
Três Ecologias. Campinas: Papirus Editora.
MEC. A IMPLANTAÇAO DA
EDUCAÇAO AMBIENTAL NO BRASIL,1998.Brasília, 137p.
IBAMA. Educação para um
Futuro Sustentável - uma visão transdisciplinar para uma ação
compartilhada. Brasília, IBAMA & UNESCO, 1999, 118p.
MEYER, M. A. A. Educação
Ambiental: uma proposta pedagógica. IN: Em Aberto (49) p. 41 - 45, Jan./Mar.
1991.
TANNER, R. T. Educação
Ambiental. Traducão SCHLESINGER, G. São Paulo: SUMUS E EDUSP, 1978.
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